Skip to content

Veja o por do sol no Pontal do Arraial (Arraial do Cabo-RJ)

Considerada por muitos como Cancun Brasileiro, Arraial do Cabo é um caso a parte em beleza e características marcantes, com suas águas oceânicas em três tons de azuis, transparentes, ideal para mergulho e fotos da vida marinha. Um conjunto de 11 praias, cada uma com sua beleza peculiar, mas sempre com águas límpidas e natureza pujante que realçada ainda mais por lagoas, dunas, salinas e cactos dentro da vegetação de mata Atlântica. Um verdadeiro paraíso que apaixona à primeira vista. Tudo isso reunido em uma cidade tranquila, com jeito de interior, onde a prática de respeito à natureza é levada a sério pelos seus moradores, refletindo isso nos turistas que vão a esse recanto paradisíaco.

 

 

Arraial do Cabo está situada há 140 km do Rio de Janeiro e, não obstante a proximidade da capital, ainda preserva muito de sua natureza original preservada, bem como o clima pacato de suas origens de aldeia de pescadores. Entre tantos atrativos na cidade, o Pontal do Atalaia se destaca pela exuberância que se descortina em seu ponto mais alto. É através deste que se chega à “Prainhas” por serem duas, separadas por rochas, para  ter acesso a elas é necessário descer uma trilha que sai justamente do morro do Atalaia, qual apresenta vista exuberante, apresentando a Ilha do Farol.

A Praia do Pontal, a Praia Grande e a do Forno, intercalam-se a pequenas enseadas isoladas e recortadas, resguardadas pelos costões rochosos e íngremes do Pontal do Atalaia, este que é um espetáculo a parte, que conta com extensão de 700 metros, onde o azul do mar se contrasta com as rochas que lhe adentram, qual nos oferece a qualquer hora do dia, um lindo ponto de contemplação, sendo um dos pontos turísticos mais altos da região da Costa do Sol.

O mar calmo da praia do Pontal é calmo e atrai muitos turistas para a gratificante prática de mergulho e pesca de arrastão, e esportiva.

 

O que ver e fazer

 Aproveite a maré baixa para curtir as enseadas que nesse momento se transformam em prainhas, dando-se seu acesso pelo Morro do Atalaia.

E vale a dica que pelo menos as principais praias você não pode deixar de visitar quando for a Arraial do Cabo:

 

Praia Brava

E claro onde tem mar, não podem faltar surfistas e pescadores. Para essas práticas a Praia Brava é uma ótima opção, sendo, contudo, seus banhos arriscados para banhos. Está localizada ao ladod e fora do Morro do Pontal do Atalaia.

Prainha

Está é uma das mais frequentadas e centralizadas da cidade, sendo urbanizada com quiosques e águas tranquilas. Nela encontra-se uma trilha que leva á praia de Graçainha. Na redondeza também encontra-se o Saco do Cherne, ponto para a prática do mergulho.
Praia Grande

Localizada há 03 km do centro, é uma praia oceânica, agitada, muito procurada pelos surfistas, atraindo por isso campeonatos deste esporte. Além disso, é urbanizada e registra presença de quiosques, apresentando também praticantes de esportes náuticos. Sua paisagem se destaca pelas dunas, areia branquíssima e vegetação rasteira.

Passeio de Barco

Este é um dos passeios que não se pode dispensar quando estiver em Arraial do Cabo. Curta uma bebida dentro de uma escuna enquanto conhece os pontos mais lindos da região, como as praias citadas, além do bar flutuante, a famosa Ilha do Farol, Gruta Azul e prainhas do Pontal do Atalaia.

E quem pensa que só de praias vive Arraial do Cabo, está enganado. Na cidade os amantes de história também se comprazem em conhecer monumentos como:

 

O Obelisco Américo Vespúcio

Localizado na Praia dos Anjos, registra onde aportou em 1503 a primeira armada portuguesa. Cerca dali também encontra-se o Poço d´Água, responsável pelo abastecimento da vila durante anos.

 

 

Farol Velho

Construído por ordem de D. Pedro II em 1833 e desativado em 1866 devido a neblina apresentada no ponto. Ao lado encontra-se o Farol Novo.

Ruínas do telégrafo

Construído em 1814, em um dos pontos mais altos do Pontal do Atalaia, onde se pode deleitar com uma vista linda da Ilha de Cabo Frio e da Praia Grande.

 

 

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Erguida pelos navegantes português, datada de 1506, constitui-se o primeiro templo de pau a pique onde se celebrou uma missa no país. Está localizada num outeiro, à esquerda da Praia dos Anjos.

Museu Oceanográfico

Conta com rico acervo de organismos marinhos vivos e fixados, bem como equipamentos oceanográficos para estudo do ambiente no mar. Tal edifício pertence ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEPM).

 

Esportes e Ecoturismo

 Com tanta natureza não poderiamos deixar de falar das práticas esportivas na natureza.

 Para quem gosta de trilha, a dica é a do farol velho, que apresenta acentuado grau de dificuldade, com subida íngreme de 1500m, com tempo de estimado para subida e descida de 5 horas. O trajeto é feito em mata fechada, regado com vistas encantadoras até o antigo farol, erguido em 1833, no cume da ilha. Lá também encontram-se resquícios das construções dos faroleiros que lá residiram.

 

Já nas trilhas de Arraial do Cabo, se pode presenciar a diversidade ecológica, apresentada em forma de beleza incomum encontrada em lugares exóticos do trecho.

Existem três pontos que nos brindam trilhas diversas: Os promontórios – da Ponta da Prainha, da Ponta da Jararaca e do Pontal do Atalaia, são opções de desbravamento de caminhadas que fornecem, cada uma, paisagens e cenários diferentes, levando, contudo, todas ao topo dos morros que rodeiam a cidade, de onde seguem os costões que caminham para o mar afora.
Outra trilha íngreme interessante é a do antigo farol, datado de 1833, e do lado, uma trilha mais leve que leva ao farol novo, ambas garantindo visualizações incríveis da natureza, proporcionada, entre outras coisas, pela restinga que vem da Praia de Massambaba e da Lagoa de Araruama.

Onde comer
Saint Tropez Restaurante – Bar Internacional
Praça Daniel Barreto, (Cova da Onça)
CEP. 28930-000-Tel. (24) 2622-1222/9906-2638

Churrascaria Picanha na Brasa
Rua Nereu Ramos, 11 – Praia Grande
CEP. 28930-000 – Tel. (22) 2622-2614

 Onde Ficar

 Casa do Mar Pontal do Atalaia

tel 022-26221151
022 -99234511

Estalagem dos Corais

Rua E, 101 Prainha
Cep. 28930-000 – Tel. (22) 2622-2593
Tele Fax.: 2622-2182

 

Como chegar:

 Para chegar ao Pontal do Atalaia é fácil, pois está situado próximo ao centro da cidade de Arraial do Cabo. Pode-se ir de carro, mas se preferir pode usar a bicicleta ou a pé. Já na primeira subida é possível ver a cidade, as praias, ilhas, a restinga de Massambala e mesmo a Lagoa de Araruama.

 Já para chegar à cidade que abriga esse esplendor, o acesso é pela BR-101, RJ -124 e RJ -126.

Vindo de ônibus da Capital, tome Auto-Viação 1001 na rodoviária Novo Rio.

Para vir de avião, utilize os aeroportos da Capital do Rio. Os aeroportos de Cabo Frio são somente para voos fretados.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: